As novidades de Android 5.1 sob a perspectiva de desenvolvimento

Na última quarta feira (9/3/2015) o google anunciou uma nova atualização da plataforma Android: o Android 5.1. Os telefones nexus já estão recebendo a atualização! Você pode ver o anúncio aqui.

Mas o que muda para os desenvolvedores de aplicações?

Apesar de ser apenas uma atualização da versão 5.0 (Lollipop), foram feitas 3 alterações importantes nas APIs acessíveis aos desenvolvedores:

  • AndroidHttpClient foi marcado como deprecated, reafirmando a intenção do Google de dar suporte apenas ao URLConnection, como já dito aqui.
  • Novas permissões para aplicativos de operadoras: Os aplicativos assinados com a chave específica da operadora (carrier) agora tem mais privilégios, como por exemplo capturar eventos de SMS com maior prioridade usando o CarrierMessagingService.
  • Por fim, a maior mudança: foi adicionado suporte nativo a telefones com dois ou mais sim cards (Multiple SIM)

O suporte a Multiple SIM é especialmente importante para nós, desenvolvedores brasileiros, visto a grande quantidade de telefones com essa configuração que temos em nosso mercado. A partir da API 22 é possível obter várias informações como quais dos SIM cards estão ativos ou em roaming, por exemplo. Isso é feito através da nova classe SubscriptionManager.

Android 5.1

Para poder acessar as novas APIs, não se esqueça de colocar o targetSdkVersion no manifest de sua aplicação em 22!

Mais detalhes podem ser encontrados na documentação.

Deixe um comentário