Como instalar um aplicativo APK no seu telefone android

Uma dúvida que muitos usuários e desenvolvedores têm é: Agora que eu fiz a minha aplicação, como instalar em meu telefone ou tablet?

Para isso, existe um tipo de arquivo especial, que é usado para distribuir as aplicações android: o APK, sigla para “Android Package“.

Sempre que o desenvolvedor compila seu projeto android, é criado um arquivo com essa extensão no diretório <caminho_do_projeto>/bin.

Por exemplo, no projeto da aplicação  do curso  “Desenvolvimento Android“, haverá um arquivo …/bin/QuickNotes.apk.

Mas como instalar o apk?

Para instalar o apk, basta colocá-lo no sdcard  e usar um file explorer (Astro File Manager, por exemplo) para executar o arquivo. O package manager fará todo o serviço! Basta clicar no arquivo *.apk e as telas de instalação serão mostradas de uma forma bastante intuitiva.

Habilitando a instalação de APKs

Muitas vezes esse procedimento não funciona porque o telefone não permite a instalação de aplicativos dessa forma, mas somente através do Google Play(antigo google market).

Para habilitar a instalação de aplicativos que não estejam no market, basta entrar em Settings > Security e habilitar a opção “Unknown sources”. (Ou, se seu telefone está em português, “Configurações > Segurança > Fontes desconhecidas”)

O link a seguir tem um tutorial um pouco  mais detalhado: http://www.mestreandroid.com.br/como-instalar-aplicativos-apk-no-android/

 

4 respostas to “Como instalar um aplicativo APK no seu telefone android”

  1. Rafael disse:

    Felipe, parabens pel o site!

    Eu estou com problema semelhantes,pois fiz o hello world do seu site, que voce faz passo a passo..E so para testar eu quis instalar no meu tablet GT-7105 (xing ling rs)..Ele tem android 2.3…Mas sempre que coloco o apk ele fala que “ocorreu um erro com a analise do pacote”….sabe oque posso fazer pra funfar?

    abracao!

    Rafael

  2. Rafael disse:

    Felipe, bom dia!

    Eu acho que descobri o que era..eu tinha desenvolvido para o android 2.3….Quando eu mudei para um projeto do android 2.2 funcionou…So que aqui vai minha duvida: nao deveria rodar por ser um android mais novo? como eles fazem com esses jogos novos, que rodam em todas as versoes do android?
    valews e parabens pelo site!

  3. Franco Alves disse:

    Fantástico o tutorial. Dá uma noção clara dos primeiros passos. Parabéns. Segui o tutorial todo sem problemas no emulador, mas após passar o apk para o Galaxy Note, quando tentei instalar, deu um erro de “análise do pacote”. No meu ambiente, o construtor para o adapter (SimpleCursorAdapter) aparece como deprecated será isso? Não tem nenhuma mensagem adicional para me orientar sobre o que pode ser o problema.

  4. Felipe vc mandou bem nesse website

Deixe um comentário