Como ganhar dinheiro desenvolvendo para android

Existem várias formas de distribuir uma aplicação android e ganhar dinheiro com elas. As duas principais são:

  • Como ganhar dinheiro com androidCobrar para que os usuários façam o download de sua aplicação;
  • Colocar publicidade na sua aplicação, e receber por isso.

Cabe ao desenvolvedor decidir qual a melhor forma de “monetizar” sua aplicação. E na hora de fazer essa escolha é sempre importante pensar no usuário – se a publicidade é muito intrusiva, o usuário pode deixar de usar seu produto, e se ela for muito cara ele pode não querer comprá-la.

 

Distribuindo uma aplicação android

Existem vários locais onde o desenvolvedor android pode colocar sua aplicação para que os usuários façam download – de forma paga ou não.

 

O Android Market é a principal fonte de aplicativos de android, e pode ser acessado via web através do endereço: https://market.android.com.  Aceita aplicativos pagos e gratuitos.

 

Shop4Apps

O Shop4apps, da motorola, é um concorrente do android market que ganha cada vez mais força, já que seu aplicativo android para busca e download já vem instalado nos novos modelos da fabricante. Também aceita aplicativos pagos e gratuitos. Mais informações aqui: http://developer.motorola.com/shop4apps

 

O SlideMe é mais um repositório independente que aceita aplicativos pagos e gratuitos. http://slideme.org

Além desses, existem diversas outras opções. Esqueci de alguma relevante? Me ajude nos comentários!

 

Colocando publicidade em sua aplicação

Google mobile ads

O Google tem o serviço “Mobile Ads”, parecido com o Adsense, porém voltado aos dispositivos móveis. Pode ser acessado em http://www.google.com/mobileads

admob

O Admob é um dos maiores serviços da área. Recentemente comprado pelo Google. Pode ser acessado em http://www.admob.com

 

Dicas

  • Uma estratégia interessante é distribuir sempre duas versões da sua aplicação: Uma gratuita (com ou sem publicidade) e uma versão paga, sem anúncios. Dessa forma, você possibilita ao usuário conhecer sua aplicação antes de comprá-la.
  • O Motodev Studio tem ferramentas para enviar sua aplicação para o Android Market e para o shop4apps que facilitam bastante a vida do desenvolvedor.

 

36 respostas to “Como ganhar dinheiro desenvolvendo para android”

  1. Thiago Sousa disse:

    Parabéns Felipe pelo seu blog voltado para android, estou começando a estudar desenvolvimento para mobile e suas dicas estão ajudando muito. Abraço!

  2. Paula disse:

    Olá Felipe, estou começando a desenvolver um projetinho Android e gostaria de dicas, um link, um post, qualquer ajuda sobre fazer uma lista com checkbox. A idéia é poder selecionar vários para excluir. Você indicaria alguma coisa?
    Ah, outra pergunta, qual a diferença de usar o Eclipse e usar o AppInventor do Google? Não consegui me adaptar muito bem com a maneira visual de programar do AppInventor… O AppInventor tem alguma coisa a mais?
    Obrigada!
    Paula

  3. Oi Paula,
    A plataforma não fornece uma forma fácil de implementar uma lista selecionável. Você terá que criar na mão, usando checkboxes. E não conheço nenhum tutorial a respeito disso. Se alguém conhecer… por favor coloque nos comentários 🙂
    Quanto ao AppInventor, parece ser uma boa ferramenta, mas ainda não tive a oportunidade de usar.

    Obrigado!

  4. Bernardo Agoglia disse:

    Olá Paula, fiz minha primeira (e única) app para medicina com o app inventor, sendo que não sabia absolutamente nada de java, é realmente uma ótima ferramenta pra quem não sabe programar. Lá existe a opção de colocar checkbox sem nenhuma dificuldade. O único problema é que depois de fazer sua app no appinventor, não se pode publicar pro market – mas é claro que alguém já deu um jeito nisso… rs. Caso queira dar uma olhada na app:

    https://market.android.com/details?id=appinventor.ai_agoglia.LungTNM_copy1

    Aproveito pra perguntar pra vc, Felipe: vc já recebeu efetivamente alguma grana aqui no Brasil? Qual a forma mais prática, caso eu queira cobrar por downloads (e não por ads)? Como chega a grana?

    Um abraço
    Bernardo

  5. Oi Bernardo,

    Obrigado por compartilhar a experiência com o AppInventor! Ela parece realmente ser uma ferramenta interessante, e vou estudá-la para fazer um post aqui no site.

    Quanto à sua segunda pergunta, nunca recebi pois trabalho em uma fabricante de celulares, e não publico aplicações no market.

    Obrigado!

  6. Olá!
    Vim deixar minha dica de app aqui também! Utilizo o Vacinas Brasil como banco de dados de referência para vacinas e vacinação! O programa é bem completo, conta com todas as vacinas do calendário nacional de vacinação, e tem detalhes importantes de cada uma!
    É uma boa opção para download, e o único no Android Market sobre esse tema!
    Link do AndroidMarket >> http://bit.ly/vacinasbrasil

    Abraços

  7. andrerafaelmezzalira disse:

    Tem a Amazon App Store também agora.

  8. Carlos disse:

    Você ainda pode ganhar dinheiro desenvolvendo Android para empresas, como freelancer, cobrando por projeto realizado.

    Parabéns pelo artigo.

    Abraço!

  9. alan disse:

    ola jentem estou fazendo pesquisar para comesar a fazer app mais nao tenho nem uma base que tiver dicas pode mandar por favor alan.1927@yahoo.com.br

  10. Olá, Felipe

    Obrigado pelas dicas que você postou, eu as utilizei para publicar meu primeiro app no Google Market, é um quebra-cabeça chamado “Circus Puzzle Free”, também estou escrevendo sobre minhas experiências sobre publicação, divulgação e lucros sobre apps android em meu blog

    http://escoladeandroid.blogspot.com

    Abaixo o link de meu jogo:
    https://market.android.com/details?id=br.com.escoladeandroid&feature=search_result

    Agradeço a todos que instalarem, testarem e comentarem…

    Obrigado

  11. Adriano disse:

    vc tem alguma aplicação própria?

  12. jean araujo disse:

    cara estou com um ideia de um projeto para android mais não sei por onde começar pode me dar uma ajuda estou cursando si mais estou no 2 bis estou com pouco conhecimento ainda q vc pode me ajudar

  13. Ezio Filho disse:

    Parabéns pelo POST, tudo muito claro e direto! Entrei no A.Market e fiquei com uma pulga atrás da orelha: em uma página eles relacionam os países que permitem publicar aplicações GRATUITAS e o Brasil não é um deles. Como eu consigo colocar a minha aplicação gratuitamente no A.Market?

  14. Letonai disse:

    Valeu cara, suas dicas foram muito uteis, meu primeiro jogo publicado: http://goo.gl/PfAEF

    Abs

  15. Luciano disse:

    Paula, eu também estou tentando mais ainsa não consegui desenvolver nada é muito difícil.

  16. Perereca Flamejante disse:

    alan, uma idéia boa é fazer um aplicativo que ensine português para as pessoas!!!

  17. Fernando Carvalho disse:

    Como técnico que sempre fui,gostaria de aprofundar mais a programação. Trabalhei com PCs que executavam trabalho especifico de integração e processamento de dados.A programação Androide despertou-me a atenção.Obrigado. Fernando.

  18. sandro disse:

    Letonai, parabens pelo jogo, vc desenvolveu no app invent
    alguem sabe se eh possivel inserir banners do admob em aplicacoes feitas no app inventor?
    Abracos

  19. Olá Felipe

    Ótimas dicas, estou sinceramente pensando em entrar neste mercado.

  20. Lindovaldo disse:

    Olá Felipe, parabéns pelos posts. Eu passei por uma experiência interessante e resolvi desenvolver um aplicativo depois disso. Trabalho em TI há muitos anos, mas nunca tive muita paciência para levar um desenvolvimento até o final em java, embora eu já tenho desenvolvido ferramentas que converte outras linguagens em java. Para levar meu projeto adiante eu preciso de algumas dicas sobre obter localização GPS e baixar os mapas dessas localizações. Se você ou alguém tiver alguma coisa eu já vou agradecendo.
    Obrigado e abraços

  21. Leonardo PhD disse:

    parabéns Felipe, suas informações foram muito úteis. Obrigado.

  22. R F A disse:

    Oi Felipe,

    Sabe me indicar algum livro/guia especifico para construção de layout para android? Estou me orientando pelo Google Android, mas achei a parte de layout superficial.

    Muito boa sua iniciativa cara, Parabéns!

  23. Natan disse:

    Olá Felipe. Eu li seu texto, mas fiquei com uma dúvida apenas. Eu como pessoa física preciso pagar algo para publicar minha aplicação android?
    Obrigado!!!

  24. Olá Natan,

    Sim, mesmo como pessoa física você precisa pagar a taxa de inscrição (20 dólares, se eu não me engano)

  25. Natan disse:

    Obrigado Felipe.

  26. João disse:

    Parabéns Felipe muito bom tá me ajudando muito essas dicas to começando agora a cada dia ficando melhor ótimas dicas Parabéns vou continuar acompanhando.Parabéns

  27. Pedro disse:

    Olá, a publicidade gera algum dinheiro para os programadores? se sim podia falar quanto ganhamos mais ou menos. por exemplo para quem já baixou a aplicação umas 10.000 vezes.
    Obrigado

  28. Evandro disse:

    Boa noite Felipe !

    Felipe, ve se poderia me dar umas dicas em que pretendo desenvolver.
    Estou querendo desenvolver um sistema, aqueles sistema com quase as mesmas telas de ( CLIENTES, PRODUTOS, FINANCEIRO ETC.. ) só que hoje quase todos os sistemas pra celular é tochScreen, ou seja tem que tocar na tela e gostaria de mudar essa navegação entre as telas por comando de voz, exemplo.

    1 – FALE CLIENTES direto pra tela de clientes
    2 – FALE PRODUTO direto pra tela de produtos

    Qual seria o código pra que o android leia e aponte para esses forms, acredito que hoje é possível desenvolver algo do tipo.

    Se puder me dar umas dicas, sites etc.. agradeço muito

    Obrigado

  29. Jhonas disse:

    Gostaria de saber se não teria problemas legais, em fazer um aplicativo com o App Inventor e coloca-lo para vender no market.
    E também gostaria de saber quanto aos problemas legais se eu por exemplo desenvolver um aplicativo que use imagens de algum jogo.

  30. Sérgio disse:

    Felipe ótimo post, muito interessante gostaria de te fazer uma pergunta existe várias plataformas para criação de app na internet, qual delas é a melhor?

  31. Leonardo Matos disse:

    Olá Felipe!
    Bernardo Agoglia que tem como dar um jeito de publicar uma app feita no App Inventor, gostaria de saber mais sobre.

  32. Danilo Carlessi disse:

    Olá sou um desenvolvedor de games para celular android

    Possuindo dois aplicativos para celular

    FreeNews – um resumo de notícias sobre o mundo e outros temas

    ahlelek – um jogo simple dos Ah leleks

    Como produzir games para celular e muito complexo , gostaria de saber se alguém se interessa fazer parte da equipe ?

    Danilocarlessi@gmail.com

    Contato obrigado

  33. Carlos disse:

    Cara, como colocar propagandas em um app criado no app inventor?

  34. Chrislley Alves disse:

    Post já antigo… Mas caso alguém apareça aqui e tenha a mesma dúvida da Paula, aqui vai a resposta.

    Para permitir selecionar vários itens do listview é só fazer:

    listView.setChoiceMode(ListView.CHOICE_MODE_MULTIPLE);

    Dai no evento onClick de um botão por exemplo, você pega os itens selecionados chamando:

    SparseBooleanArray checked = listView.getCheckedItemPositions();

    Agora em um for que vai de 0 até checked.size(), você obtém a posição do item selecionado no listview:

    for (int i = 0; i < checked.size(); i++)
    {
    int position = checked.keyAt(i);
    //só obter o item do adapter
    adapter.getItem(position)
    }

  35. vanessa disse:

    Olá Felipe, quero saber uma coisa: quando eu termino meu aplicativo, como ele fica com aquele desenho final( com uma cara)? Por exemplo o facebook, o símbolo dele é um F, como coloco um simbolo para representar o meu aplicativo? como passo esse aplicativo para que outras pessoas o tenha? Se eu usar mapas do google no meu aplicativo, o google vai me cobrar?

  36. ELAINE disse:

    oi, fiz meu aplicativo pelo app inventor mit, já publiquei no google play, mas não consigo colocar anúncios pelo admob, não consigo o sdk e não consigo me cadastrar na conta individual, não sei mas o que fazer,
    o que faço para colocar anúncios em meu aplicativo?

Deixe um comentário