Existem várias formas de distribuir uma aplicação android e ganhar dinheiro com elas. As duas principais são:
Cobrar para que os usuários façam o download de sua aplicação;- Colocar publicidade na sua aplicação, e receber por isso.
Cabe ao desenvolvedor decidir qual a melhor forma de “monetizar” sua aplicação. E na hora de fazer essa escolha é sempre importante pensar no usuário – se a publicidade é muito intrusiva, o usuário pode deixar de usar seu produto, e se ela for muito cara ele pode não querer comprá-la.
Distribuindo uma aplicação android
Existem vários locais onde o desenvolvedor android pode colocar sua aplicação para que os usuários façam download – de forma paga ou não.
O Android Market é a principal fonte de aplicativos de android, e pode ser acessado via web através do endereço: https://market.android.com. Aceita aplicativos pagos e gratuitos.
O Shop4apps, da motorola, é um concorrente do android market que ganha cada vez mais força, já que seu aplicativo android para busca e download já vem instalado nos novos modelos da fabricante. Também aceita aplicativos pagos e gratuitos. Mais informações aqui: http://developer.motorola.com/shop4apps
O SlideMe é mais um repositório independente que aceita aplicativos pagos e gratuitos. http://slideme.org
Além desses, existem diversas outras opções. Esqueci de alguma relevante? Me ajude nos comentários!
Colocando publicidade em sua aplicação
O Google tem o serviço “Mobile Ads”, parecido com o Adsense, porém voltado aos dispositivos móveis. Pode ser acessado em http://www.google.com/mobileads
O Admob é um dos maiores serviços da área. Recentemente comprado pelo Google. Pode ser acessado em http://www.admob.com
Dicas
- Uma estratégia interessante é distribuir sempre duas versões da sua aplicação: Uma gratuita (com ou sem publicidade) e uma versão paga, sem anúncios. Dessa forma, você possibilita ao usuário conhecer sua aplicação antes de comprá-la.
- O Motodev Studio tem ferramentas para enviar sua aplicação para o Android Market e para o shop4apps que facilitam bastante a vida do desenvolvedor.
Posts Relacionados






Parabéns Felipe pelo seu blog voltado para android, estou começando a estudar desenvolvimento para mobile e suas dicas estão ajudando muito. Abraço!
Olá Felipe, estou começando a desenvolver um projetinho Android e gostaria de dicas, um link, um post, qualquer ajuda sobre fazer uma lista com checkbox. A idéia é poder selecionar vários para excluir. Você indicaria alguma coisa?
Ah, outra pergunta, qual a diferença de usar o Eclipse e usar o AppInventor do Google? Não consegui me adaptar muito bem com a maneira visual de programar do AppInventor… O AppInventor tem alguma coisa a mais?
Obrigada!
Paula
Oi Paula,
A plataforma não fornece uma forma fácil de implementar uma lista selecionável. Você terá que criar na mão, usando checkboxes. E não conheço nenhum tutorial a respeito disso. Se alguém conhecer… por favor coloque nos comentários
Quanto ao AppInventor, parece ser uma boa ferramenta, mas ainda não tive a oportunidade de usar.
Obrigado!
Olá Paula, fiz minha primeira (e única) app para medicina com o app inventor, sendo que não sabia absolutamente nada de java, é realmente uma ótima ferramenta pra quem não sabe programar. Lá existe a opção de colocar checkbox sem nenhuma dificuldade. O único problema é que depois de fazer sua app no appinventor, não se pode publicar pro market – mas é claro que alguém já deu um jeito nisso… rs. Caso queira dar uma olhada na app:
https://market.android.com/details?id=appinventor.ai_agoglia.LungTNM_copy1
Aproveito pra perguntar pra vc, Felipe: vc já recebeu efetivamente alguma grana aqui no Brasil? Qual a forma mais prática, caso eu queira cobrar por downloads (e não por ads)? Como chega a grana?
Um abraço
Bernardo
Oi Bernardo,
Obrigado por compartilhar a experiência com o AppInventor! Ela parece realmente ser uma ferramenta interessante, e vou estudá-la para fazer um post aqui no site.
Quanto à sua segunda pergunta, nunca recebi pois trabalho em uma fabricante de celulares, e não publico aplicações no market.
Obrigado!
Olá!
Vim deixar minha dica de app aqui também! Utilizo o Vacinas Brasil como banco de dados de referência para vacinas e vacinação! O programa é bem completo, conta com todas as vacinas do calendário nacional de vacinação, e tem detalhes importantes de cada uma!
É uma boa opção para download, e o único no Android Market sobre esse tema!
Link do AndroidMarket >> http://bit.ly/vacinasbrasil
Abraços
Tem a Amazon App Store também agora.
Você ainda pode ganhar dinheiro desenvolvendo Android para empresas, como freelancer, cobrando por projeto realizado.
Parabéns pelo artigo.
Abraço!
ola jentem estou fazendo pesquisar para comesar a fazer app mais nao tenho nem uma base que tiver dicas pode mandar por favor alan.1927@yahoo.com.br
Olá, Felipe
Obrigado pelas dicas que você postou, eu as utilizei para publicar meu primeiro app no Google Market, é um quebra-cabeça chamado “Circus Puzzle Free”, também estou escrevendo sobre minhas experiências sobre publicação, divulgação e lucros sobre apps android em meu blog
http://escoladeandroid.blogspot.com
Abaixo o link de meu jogo:
https://market.android.com/details?id=br.com.escoladeandroid&feature=search_result
Agradeço a todos que instalarem, testarem e comentarem…
Obrigado
vc tem alguma aplicação própria?
cara estou com um ideia de um projeto para android mais não sei por onde começar pode me dar uma ajuda estou cursando si mais estou no 2 bis estou com pouco conhecimento ainda q vc pode me ajudar
Parabéns pelo POST, tudo muito claro e direto! Entrei no A.Market e fiquei com uma pulga atrás da orelha: em uma página eles relacionam os países que permitem publicar aplicações GRATUITAS e o Brasil não é um deles. Como eu consigo colocar a minha aplicação gratuitamente no A.Market?