Google anuncia o Froyo (Android 2.2) e a GoogleTV!

Hoje dou uma pequena pausa na série Desenvolvendo para Android para falar sobre dois anúncios que o google fez ontem no “GoogleIO”.

Froyo (Android 2.2)

O primeiro anúncio foi o Froyo – a nova versão do sistema operacional do robozinho verde.

Essa nova versão traz várias melhorias, mas as que me chamaram mais atenção foram as melhorias de performance, entre elas:

  • JIT – ou Just In Time, uma tecnologia que mapeia as intruções de código Java para código de máquina, tornando a performance destes um pouco mais parecida com código nativo. (Quer saber mais de JIT? a Wikipedia é um bom começo)
  • Browser – A engine do bowser foi trocado para a “V8 Engine“, mais rápida e com um suporte melhor a Javascript.

Além das melhorias de performance, a nova release contém nova APIs e uma feature que particularmente acho fundamental: A possibilidade de instalação de aplicativos no SD card.

A descrição completa da release está aqui: http://developer.android.com/sdk/android-2.2-highlights.html

GoogleTV

Além do Froyo, a empresa de Mountain View também anunciou um projeto interessantíssimo: Em parceria com a Sony, a Logitech e a Intel, a google irá lançar o seu aparelho de TV digital. E a boa notícia para nós, desenvolvedores é que a GoogleTV virá com Android! inclusive com a possibilidade de instalação de aplicativos do Market.

Com isso, o nicho de mercado para desenvolvedores android tende a crescer muito. Torço para que o projeto seja bem sucedido.

1 resposta to “Google anuncia o Froyo (Android 2.2) e a GoogleTV!”

  1. Andi disse:

    Times are chgniang for the better if I can get this online!

Deixe um comentário