Microsoft Dreamspark chega ao Brasil

Enfim, a Microsoft disponibilizou aos estudantes de computação do Brasil o seu programa “Microsoft DreamSpark”. O que é isso? é um programa que oferece gratuitamente a possibilidade de uso de algumas plataformas de desenvolvimento Microsoft, tais como o Visual Studio 2008 Professional, Visual Studio 2005 Professional, SQL Server 2008 Developer, Windows Server 2008 Standard, Windows Server 2003 e treinamentos online oficiais da Microsoft.

Obviamente não é nenhum ato de extrema benevolência – mas uma estratégia de marketing agressivo para aumentar os usuários destes produtos. Usuários estes que um dia irão se formar e, se quiserem continuar utilizando as ferramentas, terão que colocar a mão no bolso.

Ouço por aí muita comparação desse programa com a estratégia daqueles traficantes de drogas que, esperando viciar o cliente, dão as primeiras doses de graça. A comparação é meio pesada, mas cabível.

É claro que também existe o lado bom do programa, que é dar oportunidade a alunos que geralmente não têm condições financeiras de comprar tais licenças.

Ao meu ver, um programa útil – que eu não usaria, por ser levemente inclinado ao uso de software livre – mas que com certeza será de grande valia para muitos universitários, que, tal como os usuários de drogas, têm o completo poder de decisão de entrar ou não no mundo do desenvolvimento Microsoftiano 🙂

Deixe um comentário