Aplicativos para iPhone em 1 lugar só? cheiro de monopólio

Que a Apple balançou o mercado de telefones e mudou muitos conceitos com o iPhone todo mundo sabe. O que muita gente não pára para pensar é na estratégia da empresa da maça referente a software de terceiros.

Segundo a Wikipedia:

Instalação de aplicativos de terceiros sem o licenciamento prévio da Apple: Não podem ser instaladas aplicações no iPhone além das atualizações de firmware da Apple, que também adicionam funcionalidades novas ao aparelho e ainda as aplicações de terceiros previamente licenciadas pela Apple por meio de uma loja própria, a Apple Store;

Em suma: Todo software que você quiser colocar no seu telefone tem que passar pela Apple. Nem a Microsoft teria pensado em um modelo de negócios mais “escravatório”. Software Livre? nem pense nisso…

Quem perde com isso? Os desenvolvedores, que ficam à mercê da empresa, e os usuários, que correm o risco de perder a oportunidade de ter bons softwares em seus equipamentos unicamente porque a Apple não os licenciou.

Para uma empresa inovadora como a Apple, acredito que este bloqueio é uma involução, que vai contra todas as tendências do mercado de software.

5 respostas to “Aplicativos para iPhone em 1 lugar só? cheiro de monopólio”

  1. C disse:

    Pois é meu caro, eu realmente concordo com tudo que vc escreveu acima, mas infelizmente isso dificilmente mudara, pq só esse ano eles tiverem na apple store um saldo médio de mais de 20 milhões, então vc imagina, onde isso vai parar.
    Parabéns para a Apple e seu monopólio, tudo isso é culpa do tio Bill….

  2. Carlos disse:

    Essa “involução” da Apple é apenas uma jogada para ganhar dinheiro com a Apple Store.
    Dessa forma cada programa publicado o desenvolvedor paga à Apple. E cada programa vendido o consumidor paga indiretamente à Apple.

    Conclusão: A Apple não deixa ninguém ganhar sozinho. É de longe um modelo muito mais escravatório do que o modelo Microsoft…

  3. Leandro disse:

    Pessoal, é triste ver que a inclusão digital traz até o mundo a ignorância.
    Tanto o ser “involuido” que postou isso (que deve ser um linux-head) quanto ambos os dois comentários não poderiam ser mais infelizes.
    Eu não tenho um MAC, não sou a favor do Steve Jobs, tenho um iPhone 4 32GB e desenvolvo SOMENTE para plataforma Microsoft (tecnologia .net) e ainda sim SOU A FAVOR DO QUE A APPLE FEZ.
    De forma inteligente, você não compromete sua fonte de renda com o fator imbecilidade de promover a idéia que qualquer ser escrotizado com um computador possa alcançar.
    Se você tem um processo de liberação de software como a Apple Store (que possui sim MUITOS SOFTWARES GRATUITOS), você tem ao mesmo tempo QUALIDADE e GARANTIA.

    Se um aplicativo é homologado pela PRÓPRIA APPLE, pra poder entrar na APPLE STORE, a única coisa que a apple ganha pagando gente pra ficar testando os softwares antes de liberar, é a confiança do cliente.

    Eu posso fazer donwload de qualquer software tranquilo, sem medo que uns e outros com mente cheio de merda vá cagar com meu aparelho.

  4. Carlos disse:

    Os dias da apple esta contado. Pode demorar, mas nos desenvolvedores vamos mudar isso, porque quem manda mesmo, sao os consumidores!
    Tomara que estes se conscientizem.
    abraços

  5. robson disse:

    caro amigo gostaria que alguen de vcs poderia me ajudar em uma ideia de um aplicativo pois é muito serio ^n posso falar tudo mas peço a vcs que eu quero acionar a campainha do celular atraves de um comando trans mitido pelo blutoof ,c vcs poderem me ajudar por favor envie um email para mi .fico no aguardo.

Deixe um comentário